Buscar notícias | Encontros | Horóscopo | Empregos

 

Notícias Cultura Esportes Entretenimento Ciências Tecnologia São Paulo Rio de Janeiro

 

O Melhor Lance | Construção Civil | Ambiente Solidário

  Notícias

  Eleições 2014

  Mundo

  Brasil

  São Paulo

  Rio de Janeiro

  Minas Gerais

  Política

  Economia

  Negócios

  Turismo

  Música

  Carros

  Tecnologia

  Ciências

  Informática

  Entretenimento

  Curiosidades

  Saúde

  Cinema

  Cultura & Arte

  Educação

 

  Esportes

  Futebol

  Formula 1

  Atletismo

  Tempo

 

  Terceiro Setor

  Você Aqui

 

  Enquete

 

A vitoria da atual presidente Dilma foi legítima?

  Sim
  Não
 
Resultado
Sim-27%
Não-73%
 
Mais lidas
 
/Tecnologia/Cuidados: prolongue a vida útil de seu aparelho.  

Por que o celular esquenta demais – e como evitar que isso ocorra

Entenda os usos que causam maior aquecimento dos smartphones, fuja de "incêndios" e prolongue a vida útil de seu aparelho.

 

Você está perdido em algum lugar. Pega o smartphone e aciona o GPS para se localizar no mapa. Mas na metade do caminho é obrigado a largar o telefone de repente. Não é possível usá-lo: está muito quente!

"A temperatura do iPhone deve diminuir antes que possa usá-lo", diz a mensagem na tela.

Já passou por isso? A BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, conta o que fazer nessa hora.

E o que aconteceu? O telefone estragou?
Não, não estragou. Ainda que de vez em quando circulem imagens pelas redes sociais de telefones queimados por superaquecimento, como o caso recente de um Samsung Galaxy S4 de um usuário da Arábia Saudita com a parte inferior deformada por calor.

Essa é uma consequência extrema do aquecimento de um celular. Pode haver outras, como a redução da vida útil da bateria.

O objetivo do aviso na tela é exatamente evitar um superaquecimento, e ocorre por força de um mecanismo de segurança que protege os componentes do aparelho.

Se essa mensagem aparecer, você deve desligar o dispositivo, levá-lo a um ambiente mais frio e deixar que a temperatura baixe antes de voltar a usá-lo.

A temperatura recomendada por especialistas para um smartphone fica entre 0 e 35º C.

Por que o aparelho esquenta demais?
Talvez tenha sido afetado por uma onda de calor de mais de 40º C.

E expor o aparelho à luz solar por longos períodos também influencia no aquecimento. Deixar o celular no carro durante muito tempo traria as mesmas consequências.

O aquecimento, contudo, nem sempre se deve à temperatura ambiente.

O uso de carregadores de bateria que proporcionam mais corrente elétrica do que o necessário pode causar o mesmo efeito. Assim como a utilização de GPS, já que quanto mais o celular trabalha mais ele esquenta, ao transformar em energia térmica as operações matemáticas que efetua.

Ao usar o GPS, o aparelho deve usar o sensor durante 100% do tempo, com a tela acesa e conectado à internet.

Da mesma maneira, o uso intensivo de jogos de alta qualidade gráfica ou muito pesados para a memória RAM e para as características do seu celular também podem levar ao aquecimento excessivo do aparelho.

Como evitar o problema então?
No último dos casos acima, vale a pena avaliar as condições do hardware do celular antes de baixar um jogo com tais características.

Também é importante verificar se está executando aplicativos ou programas sem que tenha conhecimento. E se perceber um aumento rápido da temperatura, desligue funções como Bluetooth e conexão wifi. Você evitará assim uma sobrecarga de processos.

Reduzir o brilho da tela também é recomendável ao rodar jogos ou filmes por muito tempo.

E, sobretudo, é importante não deixar o smartphone em locais com pouca ventilação, como debaixo de uma almofada, principalmente se estiver carregando a bateria ou baixando algum aplicativo.

Controlar a temperatura com aplicativos
Há no mercado várias aplicações para smartphones que, uma vez instaladas, escaneiam todo o dispositivo para determinar sua temperatura em cada momento.

Um dos mais populares para iOS é o iStat 2, um app que monitora toda a atividade de um iPhone.

Além da temperatura, mostra a quantidade de dados consumida e a velocidade restante.

Outra opção para dispositivos Apple é o sistema Status Lite, que reconhece e pode apagar os aplicativos que geram maior carga de energia.

E se você possui smartphone com sistema Android, pode optar pelo app gratuito Cooler Master. O programa escaneia o aparelho para determinar a temperatura no momento, identifica os serviços que geram superaquecimento e os apaga.

Também há outras opções no mercado para telefones com Android, o sistema operacional do Google. Entre os mais interessantes estão Phone Overheat Alert, TempMonitor e Cpu Gauge.

Com esses recursos não será preciso esperar o celular chegar ao ponto crítico de aquecimento.

G1.


Publicado em: 27-07-2015 - 14:54 - 381





 
Objetivo do USB é permitir que dispositivos de variados tipos sejam conectados ao PC. (Foto: Viljo Viitanen/Domínio Público)  Hackers podem aproveitar USB para invadir computador, diz pesquisador

 

 
Sérgio Figueras desenvolveu o 'Cidadão 21' para facilitar a vida do cidadão (Foto: Marcos Martins/G1 Tocantins)  Tecnologia de tocantinense ganha destaque na Campus Party.

 

 

Apple apresentou o novo sistema operacional do iPhone e do iPad, o iOS 8 (Foto: Divulgação/Apple)  iPhone da Apple permite extração de dados pessoais, aponta pesquisador

 
             

 

Adevisos criados para brasileiros fazem sucesso no ICQ no país (Foto: Divulgação/ICQ)  No Brasil, ICQ ganha 1 milhão de novos usuários em uma semana

 

Joystick Razer Atrox chega para o Xbox One em setembro por R$ 900 (Foto: Divulgação/Razer)  Joystick de fliperama para Xbox One chega ao Brasil por R$ 900

 

  Samsung e Intel se unem para criar conexão entre eletrônicos inteligentes

 
             

 

Tim Cook, presidente da Apple, apresenta o novo sistema operacional móvel iOS 8 (Foto: AP)  Apple apresenta novo sistema móvel iOS 8 para iPhone e iPad

 

  Jogo de karaokê para PS4 usará smartphone como microfone

 

Apetrecho permite que usuário saiba, por exemplo, a quantidade de agrotóxico de verduras, legumes e frutas (Foto: Consumer Physies/BBC)  Novo scanner portátil ajuda a revelar composição química de objetos

 
             

 

Psicologia explica sucesso do jogo Candy Crush. (Foto: BBC)  Tencent irá lançar popular game Candy Crush na China

 

   Jan Koum, CEO do WhatsApp, durante fala na feira MWC, em Barcelona (Foto: Albert Gea/Reuters)  WhatsApp terá chamadas de voz no segundo trimestre de 2014 diz CEO

 

Caixa eletrônico que faz transações com bitcoin criado pela Robocoin, que instalará a primeira dessas máquinas nos EUA em fevereiro de 2014. (Foto: Divulgação/Robocoin)  Primeiro caixa eletrônico de bitcoins dos EUA será instalado no Texas

 
Compartilhar:

 
Nome:
E-mail:
Texto:

Desejo receber informativos? Não Sim

   

Acesso rápido
Home | Bate-papo | Encontros | Horóscopo | Empregos

© Copyright 2011 - BuscarNews.com.br - Todos os direitos reservados

O Melhor Lance | Construção Cívil | Ambiente Solidário